Activa ID | Vantagens de ter etiquetas de radiofrequência em ativos
Vantagens de ter etiquetas de radiofrequência em ativos

Vantagens de ter etiquetas de radiofrequência em ativos

As etiquetas de radiofrequência são uma tecnologia já muito utilizada nas indústrias e grandes empresas.

As etiquetas de radiofrequência são uma tecnologia já muito utilizada nas indústrias e grandes empresas. Sua versatilidade em diversos pontos é no mínimo impressionante, e seu preço é muito recompensador, pois o custo benefício das operações centradas em etiquetas inteligentes é mínimo, gerando uma economia de tempo e recursos imensa.

As aplicações das etiquetas RFID vem rapidamente se expandindo. As novas tecnologias que vem se popularizando conseguem potencializar seu uso, e a aliança entre as novas tecnologias permite operações que são bem práticos para empresa e usuários, gerando um excelente resultado.

Maravilhas da etiqueta de radiofrequência

Hoje vamos aprender com detalhes algumas das vantagens que se tem com a aplicação das etiquetas de radiofrequência em ativos. Essas etiquetas podem estar ou não aliadas as demais tecnologias disponíveis que temos atualmente. Essas tecnologias permitem o desenvolvimento de sistemas otimizados usando a RFID com as demais tecnologias.

As aplicações possíveis das etiquetas de radiofrequência são diversas, algumas já bem famosas e vistas no nosso cotidiano, enquanto outras nós ainda não possuímos com grande atividade em nosso país, ou simplesmente não a vemos ocorrer na indústria, porém todas tem o foco na facilidade e otimização de serviços.

Sem a aplicação das etiquetas de radiofrequência nesses serviços, algumas das mais simples tarefas demandariam uma quantidade imensa de tempo

- Exatidão em inventários

O controle de inventário sempre foi uma atividade que tomou bastante tempo de armazéns e comércios. Não é nem questão de a atividade ser difícil ou não, ela só toma demasiado tempo de acordo com o tamanho do inventário e a mão de obra disponível para averiguar itens e ainda assim, nem sempre o resultado é uma demonstração exata do inventário.

Isso porque, é claro, humanos erram, e dependendo da organização o tempo dedicado para a contagem do inventário não irá demonstrar os valores reais de produtos e objetos ativos dentro do inventário.

Imagine, por exemplo, uma empresa grande como a Amazon. Se ela não tivesse utilizando a tecnologia para auxiliar na contagem dos produtos ativos em seus armazéns, ela jamais conseguiria fazer a organização e entrega dos clientes, além de listar os itens para vendas, de forma exata e precisa.

Para grandes empresas da indústria, as etiquetas de radiofrequência se tornaram um investimento praticamente necessário. Sem elas o controle de armazéns não é exato, preciso e rápido, e isso é um ponto muito ruim para as empresas.

Sem a exatidão em inventários, será muito difícil evitar desperdícios e encontrar os produtos que se deseja oferecer nas lojas. Além disso, com as etiquetas inteligentes, a economia de tempo é absurda. A contagem é feita de forma automática pelo leitor de RFID, e então se terá os dados exatos dos ativos no inventário.

Seus funcionários não precisarão contar os produtos disponíveis em seu inventário, pois um sistema prático fará a contagem por você. Essa praticidade garante economia de recursos e garante que seus funcionários só gaste tempo com aquilo que realmente demanda a sua mão de obra.

- Controle de ativos

O controle de ativos é certamente uma das principais aplicações do uso das etiquetas de radiofrequência. E podemos ver como isso é a tendência do futuro quando a primeira transportadora dos Estados Unidos que conseguiu atingir os requisitos de rastreamento de bagagem somente com o uso de RFID.

O certificado apontado requer que a transportadora rastreie com efetividade cada mala em quatro principais pontos do trajeto. Os pontos são quando a mala é entrega a transportadora, quando o carregamento é feito na aeronave, quando a mala é transferida para a área de entrega e quando ela é retornada ao passageiro.

Todo o rastreamento feito por essa empresa ocorre diretamente com o uso de etiquetas de radiofrequência, e o uso delas vem substituindo em larga escala o escaneamento manual de código de barras, que era uso padrão dessa indústria desde meados da década de 90.

Não é sem motivo que uma tecnologia padrão vem sendo substituída e já considerada por órgãos reguladores como o novo padrão de rastreamento.

Somente com as etiquetas de radiofrequência que o rastreamento é feito de forma automática, ainda garantindo uma precisão muito maior do que a do código de barras. Não há a necessidade de interferência humana em grande parte do percurso, pois a localização é feita com sensores.

LOCALIZAÇÃO
Rua Perucaba, 121
Tatuapé - São Paulo-SP Cep: 03409-010
Central de Atendimento: +55 (11) 3279-3000
CONTATOS

 (11) 3279-3000

MODERN CONNECT

 rfid.ind
 +55 (11) 98963.2365