Activa ID | Como será nossa vida quando estivermos cercados por Internet das Coisas?
Como será nossa vida quando estivermos cercados por Internet das Coisas?

Como será nossa vida quando estivermos cercados por Internet das Coisas?

A ideia principal da tecnologia que chamamos de Internet das Coisas é conexão.

Conectar o mundo todo a nossa volta nos permite ter um maior controle em geral de cada aparelho conectado com a internet, além de nos permitir ter informação, e gerenciar qualquer um desses aparelhos de qualquer local que possuamos a conexão com Internet.

De uma forma geral, a conexão que já temos com a Internet Das Coisas ainda é bem pequena. Ela, por enquanto é mais presente no setor industrial, e está começando a se popularizar no setor comercial e residencial aos poucos, mas a pouca tecnologia já disponível vem demonstrando excelentes resultados de economia de tempo e recursos, além de nos oferecer um imenso conforto e segurança.

Porém, a Internet das Coisas está virando uma tendência global. É previsto que em poucos anos, ela será praticamente mandatória para empresas que busquem prosperar e lucrar cada vez mais. E então, surge a dúvida. Como será nossas vidas, quando todas as casas, lojas e indústrias tiverem amplo acesso ao IoT?

1- Tudo Conectado com a Internet das Coisas!

Certamente um dos pontos mais interessantes da internet das coisas, e o que ela promete ser ainda mais potente em nosso futuro, é sua ampla conexão. Há certos setores que se espera ainda muita evolução tecnologia junto ao IoT, como por exemplo o setor de saúde e o setor alimentício.

Ainda temos muito o que evoluir para incrementar a IoT nos mais diversos setores. Porém, onde já a implementamos, vemos os mais fortes efeitos sem sombra de dúvidas. Eficiência na indústria não é o único ponto que temos com a Internet das Coisas. Temos também a segurança de cada uma das pessoas que trabalham perto das máquinas de sua empresa.

Máquinas, com o tempo, perdem a eficiência. O desgaste das máquinas é natural, porém há um pequeno problema com esse desgaste. Quanto mais desgastada uma máquina, maiores as chances de um acidente inesperado acontecer. Acidentes acontecem, é natural nesse cenário, mas podemos com a IoT, prevenir que esses acidentes aconteçam.

Os equipamentos ligados a IoT estão sujeitos ao chamado Data Analytics. Esse sistema permite que sejam gerados relatórios em tempo real, e com isso, até o sistema das próprias máquinas irão indicar a necessidade de manutenção na mínima perda de eficiência, garantindo assim uma melhor prevenção de situações de risco e acidentes.

2- Perto, mas longe

É dito que até o ano de 2020, teremos mais de dez bilhões de dispositivos conectados com a internet, constantemente gerando dados. Esses aparelhos já estão mudando como nossas vidas e nosso trabalho funcionam, criando até mesmo novos modelos de trabalho para pessoas que buscam aproveitar ao máximo as vantagens das conexões a longa distância.

Um desses modelos é o chamado nomadismo digital. Mais do que um simples modelo de trabalho, ele é também considerado uma nova forma de se viver, utilizando a tecnologia para gerenciar a distância tudo que você precisa, e trabalhar com facilidade em qualquer lugar que tenha acesso a internet. Isso só é possível, graças as amplas conexões que a IoT possui e vem englobando nas empresas.

Essa metodologia de trabalho e vida inicialmente funcionam mais em países estrangeiros, porque atualmente grande parte do equipamento otimizado para IoT ainda possui barreiras idiomáticas, focando principalmente no inglês. Porém, é visto que essa tendência chegará aqui nos próximos anos com força total.

Na palma de nossas mãos, atualmente, já temos uma poderosa máquina. Um bom Smartphone, capaz de se conectar a 3G, 4G, ou internet wireless, já é o suficiente para que se gerencie diversas máquinas adaptadas para IoT totalmente a distância. Com os softwares corretos, o gerenciamento inteiro de uma empresa, a distância, estará na palma de sua mão.

E isso é somente uma leve sombra do que teremos em IoT nos próximos anos. Essa tecnologia já vem revolucionando a indústria nos últimos anos nos mais diversos aspectos, enquanto se adapta também para ser usada nas mais diversas lojas e serviços, e vem lentamente se adaptando para ser utilizada facilmente em residências, para otimização, economia e proteção.

O que esperar para o futuro da IoT? Você pode conhecer muito mais sobre o potencial dessa tecnologia na IoT Place Experience! Entre em contato e marque seu horário!

LOCALIZAÇÃO
Rua Perucaba, 121
Tatuapé - São Paulo-SP Cep: 03409-010
Central de Atendimento: +55 (11) 3279-3000
CONTATOS

 (11) 3279-3000

MODERN CONNECT

 rfid.ind
 +55 (11) 98963.2365