Activa ID | Carros do futuro versus inteligência artificial
Carros do futuro versus inteligência artificial

Carros do futuro versus inteligência artificial

A tecnologia está cada vez mais transgredindo para englobar os mais diversos pontos do nosso cotidiano, inclusive a facilidade de locomoção.

A tecnologia está cada vez mais transgredindo para englobar os mais diversos pontos do nosso cotidiano, inclusive a facilidade de locomoção. Nossos carros atualmente já possuem sistema de posicionamento global, conexão com nossos celulares e alguns até com a internet, então o que será que define, agora, nossos carros do futuro?
A cada nova edição, temos nossos carros com avanços tecnológicos impressionantes, facilitando a locomoção e direção, simplificando os mais diversos processos do trânsito, e principalmente, auxiliar na nossa segurança e bem-estar enquanto estamos dirigindo. Porém, os carros do futuro nos prometem um tipo de evolução muito diferente.
A briga anterior das marcas por superar as demais em luxo e beleza foi substituída por tecnologia e praticidade, e isso vem redefinindo o mercado. Em paralelo, diversas evoluções nas áreas de tecnologia móvel vêm ocorrendo, que também vão influenciar as tecnologias que chegam nos carros do futuro.

I - Os carros do futuro voam?
Quando éramos mais jovens, antes víamos em filmes e séries que a evolução do futuro em relação a tecnologia de locomoção seria aumentar a acessibilidade de veículos que podem voar, evoluindo para isso os nossos carros. Não pensamos muito na lógica da situação, só em tornar o vôo bem mais prático e acessível para grande parte da população.
Enquanto carros voadores foram eventualmente desenvolvidos, eles a muito tempo deixaram de ser o sonho ideal. Com o tempo, a definição de carros do futuro foi mudando bastante tanto em fantasia quanto na nossa própria realidade. As tecnologias emergentes fizeram um conceito diferente do que imaginávamos de “futuro” surgir.
Hoje, nosso carro do futuro é na realidade um carro capaz de, não voar, mas sim fazer diversas outras coisas, como por exemplo se dirigir sozinho, consumir o mínimo de seu combustível até o ponto desejado ou até utilizar recursos renováveis e não danosos à natureza, como são os carros híbridos e elétricos atualmente.

II - Inteligência artificial, a nova motorista
Um conceito que vem se permeando pelos mais diversos meios da indústria e do comércio, e vem chegando a ser acessível no cotidiano cada vez mais é a das inteligências artificiais. A Mitsubishi, famosa montadora japonesa de carros está desenvolvendo um sistema capaz de, com sua inteligência artificial, instruir o motorista a melhorar sua direção.
Esse é somente um dos exemplos de carros do futuro, que nele ainda haverá a utilização de um drone para a checagem do trânsito a sua volta e além disso a inteligência artificial irá registrar o comportamento de ocupantes e do próprio motorista para se aprimorar e ainda ser utilizado pela fábrica.
Além disso, esse carro é elétrico, vindo com três motores de fábrica para conseguir manter todos os seus sistemas em pleno funcionamento.
Porém não é só a Mitsubishi que está apostando no mercado de carros do futuro com tecnologias inteligentes. Desde startups recentes, como a Faraday Future como outras empresas grandes como por exemplo a BMW vem demonstrando interesse na implementação de inteligências artificiais em seus carros para auxiliar o motorista.
A inteligência artificial vem cada vez chegando mais perto do volante. A Toyota atualmente possui um modelo que sua inteligência artificial é feita exclusivamente para conhecer o motorista, chegando ao ponto de reconhecer a dilatação de sua pupila, tudo para coletar dados e experiências para verificar as preferências de cada motorista.
E o que eles farão com esses dados? Permitir que cada vez que um motorista entre em um carro, os dados da preferência de direção que estavam armazenados façam o carro automaticamente se adaptar ao motorista, afinando os mínimos detalhes e setups do carro para o gosto do motorista instantaneamente.
Porém esse uso da inteligência artificial ainda é só o começo para os carros. O real futuro, idealizado a muitos anos atrás, é uma inteligência artificial capaz de dirigir o carro por si só, sem a necessidade de interferência humana. Os carros autônomos estão evoluindo bastante, e serão a definição de carros do futuro.

III - Carros autônomos
A evolução que mais esperamos atualmente é a implementação oficial de carros autônomos, que são carros capazes de se dirigirem sozinhos, sem comandos humanos. Atualmente ainda não existe um carro que seja completamente autônomo, todos exigem uma pessoa pronta a tomar o controle a qualquer momento, porém o futuro é próximo.
As grandes marcas de carros como a Tesla, Ford e Audi apostam grande que a evolução dos carros autônomos está totalmente guardada na ciência da inteligência artificial. Até a própria Google vem investindo pesado nesse ramo já pensando em implementação de carros autônomos com suas inteligências artificiais.
A ciência das inteligências artificiais tentam cada vez mais aproximar a direção de carros autônomos para a direção de um real motorista. Até mesmo o processo de direção sendo desenvolvido para essas inteligências artificiais vem sendo desenvolvidas com base em processos humanos de direção.
Primeiramente a inteligência artificial irá identificar e compreender sinais de tudo à sua volta com seus sensores, e processar esses dados em seu cérebro, assim escolhendo suas ações baseadas em sua programação e somada as informações adquiridas, escolher a situação mais adequada a se seguir.
A tecnologia atual já possui as melhores formas de se adquirir as mais diversas informações a serem processadas, como radares de curta, média e longa distância, câmeras com medidores de distância, percepção sonora e muito mais, porém o processamento dessas informações ainda depende de uma inteligência artificial primordial para a direção.
As inteligências artificiais ainda precisam ser desenvolvidas para tal ponto, porém os carros do futuro com inteligências artificiais com funcionamento completo não são uma realidade muito distante de nós.
A inteligência artificial vem evoluindo rapidamente desde o início da Quarta Revolução Industrial, e afetando os mais diversos pontos da indústria em uníssono, sendo então esperado que vejamos a presença de inteligências artificiais em carros do futuro muito em breve, principalmente pela potência econômica e tecnológica dos seus principais investidores.

IV - E os combustíveis?
A tecnologia vem evoluindo não só no sentido de inteligências artificiais, mas também em qual tipo de consumo de combustível o carro precisa para funcionar. A busca por carros do futuro não provê só uma tecnologia otimizada, mas também garantindo que essa tecnologia seja utilizada da forma mais sustentável possível para nós atualmente.
Para os carros do futuro isso significa a otimização dessa tecnologia para carros híbridos, mas o foco é deixar a possibilidade de carros híbridos de lado para focar por completo em carros elétricos. As maiores fábricas buscam formas de possibilitar os carros elétricos, serem o maior foco dos carros do futuro nos próximos anos.
Isso é excelente, afinal precisamos cada vez mais investir em tecnologias sustentáveis para garantir a melhora do meio ambiente, e os carros eram uma grande preocupação desse meio.
A China, maior economia mundial, diz que irá num futuro próximo banir a produção de carros a combustível diesel e petróleo, focando 100% em produção de carros sustentáveis. Com isso podemos ver que a preocupação com o combustível utilizado também irá atingir fortemente a escala econômica, já que vai atingir a maior economia mundial atualmente.

V - E a internet das coisas?
A Internet das coisas está cada vez mais permeando o assunto de inteligências artificiais. Afinal, elas foram programadas para aprender comportamentos e ações automaticamente, e garantir que a tecnologia tenha em si capacidade de acesso à internet e conexão com demais aparelhos adaptados a essa tecnologia aumenta muito as possibilidades.
O futuro da internet das coisas é bem promissor. Com a tecnologia 5G chegando rapidamente, vemos então a possibilidade de que se implementará o uso de tecnologias muito mais eficientes e inteligentes.
E essa realidade é prevista para um futuro muito próximo: ano que vem já serão testadas tecnologias conectadas com 5g, e em 2020 já se deverá soltar comercialmente essa tecnologia ao mundo todo.
O 4G já havia revolucionado a possibilidade de transmissão de dados em uma velocidade absurda, e possibilitado a conexão sem fio das mais diversas coisas, ampliando assim as possibilidades de uso industrial, comercial e até cotidiano da internet das coisas. Porém, a chave para se utilizar a inteligência artificial e a internet das coisas nos carros é o 5G.
Nossas tecnologias não somente serão gratas a implementação do 5G, mas sim, precisam urgentemente dessa implementação para aumentar o alcance, velocidade e utilização de dados, e consequentemente, a conexão dos mais diversos aparelhos, até mesmo a inteligência artificial dos carros, na internet das coisas.
Antes, o foco das redes de telefonia móvel eram exclusivamente pessoas, e o objetivo era oferecer um meio de se consumir as mais diversas mídias estando em mobilidade. Porém, com a estabilidade e velocidade providenciada pelo 5G, esse foco irá se alterar, para não só o cotidiano, como para a área industrial e comercial.
Então, os carros do futuro dependem muito dessa tecnologia que já será testada no ano que vem, mas ainda está por vir a ser oficialmente implementada nos anos seguintes. E isso é só o começo da Quarta Revolução Industrial.

Quer saber o que nos aguarda no futuro? Acesse o site da Activa-iD e leia outros artigos sobre inteligência artificial e a Internet das Coisas.
Aproveite para conhecer IoT Place! Agende sua visita, e venha interagir de perto com soluções inteligentes para a indústria e varejo.

LOCALIZAÇÃO
Rua Perucaba, 121
Tatuapé - São Paulo-SP Cep: 03409-010
Central de Atendimento: +55 (11) 3279-3000
CONTATOS

 (11) 3279-3000

MODERN CONNECT

 rfid.ind
 +55 (11) 98963.2365