Activa ID | A realidade dos robôs colaborativos
A realidade dos robôs colaborativos

A realidade dos robôs colaborativos

A realidade cada vez mais nos assusta com suas inovações tecnológicas de ponta

A realidade cada vez mais nos assusta com suas inovações tecnológicas de ponta, inovando na nossa vida pessoal e profissional e automatizando processos que jamais imaginaríamos. Uma dessas evoluções que está cada vez mais ativa no nosso meio são os robôs colaborativos, que são capazes de auxiliar os funcionários da indústria de formas inovadoras.
Antigamente se achava que a tecnologia ia acabar tornando a mão de obra humana cada vez mais obsoleta, por fazer o trabalho da mão de obra humana com um custo reduzido, e sem fadiga, stress e afins, além de uma mínima quantia de erros comparada a performance humana a longo prazo, que costuma resultar em uma quantia de erros bem grande.
O número de robôs na indústria aumenta exponencialmente, com valores chegando a cerca de um mil e meio por ano. E isso porque nossa indústria ainda é fraca com robôs, tendo 10 equipamentos para cerca de 10 mil trabalhadores, relação que quando comparada com a Coréia do Sul, por exemplo, são 531 robôs para cada 10 mil trabalhadores.
Ou seja, há ainda muito espaço para robôs colaborativos na nossa indústria, para conseguirmos um crescimento industrial muito mais avançado.

I - Aumentando a produção

Temos no Brasil atual, por incrível que pareça, uma falta de mão de obra relacionada a indústria. É estimado que quase 70% da nossa indústria atual tem grandes problemas decorrentes a falta de mão de obra qualificada para se trabalhar na grande indústria, o que deixa empresas com grandes dificuldades.
A solução para isso? A implementação de robôs corporativos para aumentar assim a produção com o auxílio da tecnologia selecionada especialmente para as empresas. Atualmente a indústria automobilística é a que mais sofre o processo de implementação dessa tecnologia no país, mas isso está se espalhando para demais setores, como bebidas e alimentícia.
O uso e implementação dessa tecnologia já era previsto como uma das principais evoluções da chamada Revolução Industrial 4.0 que visa a implementação de formas de se conectar todas as tecnologias presentes em fábricas e indústrias para assim se gerenciar e lidar com os processos da fábrica de uma forma muito mais fácil.

II - E os funcionários humanos?

A ideia dos robôs colaborativos não é a separação, mas sim a união entre a força tarefa humana e o maquinário para facilitar esse trabalho. A ideia é um servir como suporte para o outro, complementado igualmente suas funções e trabalhando melhor em conjunto que de forma individual e única. A substituição de um pelo outro não é uma opção aqui.
Os robôs colaborativos ainda precisam de muita manutenção, montagem e monitoramento e sempre realizam trabalhos específicos e repetitivos, que necessitam de sua precisão contínua e operações que possuem alto risco de custo.
As tecnologias atuais ainda possuem sensores que garantem que os robôs não possam machucar os operários a sua volta, parando o funcionamento assim que são tocados para não ferir nenhum funcionário no local da fábrica. A união entre a força humana e tecnológica é o que define o futuro atual da indústria.

LOCALIZAÇÃO
Rua Perucaba, 121
Tatuapé - São Paulo-SP Cep: 03409-010
Central de Atendimento: +55 (11) 3279-3000
CONTATOS

 (11) 3279-3000

MODERN CONNECT

 rfid.ind
 +55 (11) 98963.2365